Assédio sexual
O assédio sexual é cada vez mais comum do que qualquer outra coisa, infelizmente. Arrisco-me a dizer que é tão comum que se torna normal, quase imperceptível (às vezes, nem nos apercebemos que estamos a ser vítimas de tal coisa). Às vezes, não temos noção de quantas formas de assédio existe e quantas vítimas existem (mulheres e homens). Sim, porque os homens também sofrem tanto como nós, nem sempre damos importância a isso, talvez porque associamo-los aos agressores, violentos, àqueles que cometem o crime e não aquele que sofre com ele.
O que fazer em caso de sermos vítimas de assédio sexual e se a pessoa que o praticou, não fazia parte da nossa lista de pessoas capazes de o fazer? Se é tão chocante para nós que não consegumos racicionar? Temos culpa? Será que demos espaço para isso? Será que fizemos algum sinal para isso acontecer? Tanta pergunta. Alguém tem respostas? E nós, será que já assediámos alguém, mesmo que, de forma inconsciente?
Eu penso que, a primeira atitude a tomar é pensar e tentar perceber o que se passou, de seguida, partir para um conversa esclarecedora, pois a pessoa pode fazer um comentário e não se aperceber da gravidade do seu comportamento, evitar a pessoa e denunciar. Mas jamais, devemos nos intimidar perante a pessoa e situação.
O que vocês acham?
Imagem do Google Imagens